Magias poderosas

                                                                                     Oclumência    


(Occlumency)
“Um ramo obscuro da magia, mas extremamente útil.”
-Severo Snape (OdF24).
Occulto - Latim para esconder + mens - Latim para mente.
Oclumência é uma magia de defesa da mente contra penetração externa, que permite que a mente se feche contra influência ou intrusão de alguém que seja apto em Legilimência. Quem pratica Oclumência é chamado de Oclumente.
Oclumência é muito útil para aqueles que precisam se defender da Legilimência para esconder um segredo, ou para não contradizer uma mentira. O contato visual é fundamental para a Legilimência, por isso quem quiser ocultar seus pensamentos e não for muito apto em Oclumência precisa desviar o olhar. A distância também conta para a realização dessa magia. É preciso que o bruxo deixe de lado todas as emoções que possam revelar o que está pensando, e se concentre apenas em fechar a mente. A Oclumência precisa de uma resistência parecida com a resistência que alguém usa contra a influência da Maldição Imperius.
Oclumência não foi estudada em Hogwarts nos anos anteriores à Segunda Guerra contra Voldemort, pelo menos não nas séries abaixo do nível dos N.I.E.M.s.
A habilidade de Snape em Oclumência foi fundamental para sua sobrevivência entre os Comensais da Morte como espião de Dumbledore, pois Voldemort é extremamente habilidoso em Legilimência. O trabalho de Snape incluía passar àVoldemort informações que deviam parecer cruciais sem ser, de forma a esconder o verdadeiro intuito. Dumbledore é apto em Oclumência o suficiente para ensinar a alguém, se ele quiser (OdF37).
Sabemos que Slughorn usou Oclumência contra o Veritasserum que Dumbledore o fez beber para extrair a lembrança que o bruxo tinha de Riddle lhe perguntando sobre Hocruxes. Ele conseguiu fazer com que a lembrança saísse distorcida, mesmo que tenha feito isso toscamente. Isso significa que alguém apto em Oclumência pode enganar até mesmo umSoro da Verdade.
Harry, depois das desastrosas aulas com Snape, se viu incapaz de bloquear a mente contra Voldemort. Quando ele começou novamente a compartilhar da mente do bruxo no verão de 1997, ficou cada vez mais incapaz de se concentrar na própria realidade quando sua cicatriz doía. Na noite da morte de Dobby, finalmente ele aprende a bloquear a mente contra Voldemort. Ele descobre que o seu pesar pela morte do elfo faz com que os pensamentos de Voldemort se distanciem dele, apesar de Dumbledore dizer que era o Amor que o protegia contra as emoções de Voldemort.